Porto de Ilhéus tem previsão para exportar quartzito

Novas perspectivas de exportação para Ilhéus
José Nazal

O Porto de Ilhéus deverá ter mais um produto para exportação: o quartzito. Isso porque na última quarta-feira (13), os executivos da Granet Prospecção e o Governo do Estado manifestaram interesse de assinar, ainda este mês, um protocolo de intenções para a operação de uma jazida dessa rocha ornamental, no município de Jequié.

Com investimentos de R$ 128 milhões, o empreendimento tem potencial para produzir três bilhões de toneladas de quartizito, o que pode gerar mais de mil empregos. A jazida está localizada na Fazenda Ouro preto, a 20 km do centro de Jequié.

Nos planos, a intenção é promover uma integração com a Ferrovia Oeste Leste (Fiol), para a exportação do minério através o Porto de Ilhéus. Além do mercado nacional, parte da produção será destinada para países como Arábia, Canadá, China, EUA.

Herder Mendonça, executivo da Grant Prospecção, disse que a previsão é de aumentar toda a cadeia produtiva da região e gerar ainda mais postos de trabalho, diretos e indiretos. Mendonça ainda ressalta a qualidade e as funções do quartzito: “substitui o granito e é utilizado em pisos de alto tráfego, por ser mais resistente”, completou o empresário.